Logue-se ou faça seu cadastro
para ver nossos preços
Já montou o rolamento? Faça sempre o teste de giro!

Já montou o rolamento? Faça sempre o teste de giro!

24 de Junho de 2020

Após a montagem de um rolamento, lubrifica-se e efetua-se um teste de funcionamento para verificar o nível de ruído e a temperatura de trabalho. Para verificar o bom funcionamento, esteja atento para anomalias como ruídos, vibrações, temperaturas ou comportamentos anormais.

O teste deve ser feito sob uma capacidade de carga parcial e com uma velocidade baixa ou moderada. Em nenhuma circunstância o rolamento deve iniciar a operação descarregado e acelerado a altas velocidades ou com alta rotação.

O nível do ruído pode ser verificado usando um bastão de madeira ou uma chave de fenda pressionada sobre a caixa. Os rolamentos normalmente produzem um zumbido suave e uniforme. Porém, um som de batidas ou ruído confuso e irregular indica a presença de contaminantes ou de danos causados durante a montagem.

Um aumento de temperatura do rolamento logo após o início da operação é normal. Caso a lubrificação seja feita com graxa, a temperatura não diminuirá até que ela tenha sido distribuída uniformemente, atingindo assim a temperatura de equilíbrio.

Temperaturas muito altas indicam excesso de lubrificante. Também pode acontecer que o rolamento tenha excesso de cargas axiais ou radiais, algum componente seja defeituoso ou que haja atrito nas placas de vedação. Portanto, durante o teste de funcionamento ou logo após a montagem de um rolamento, deve-se verificar as placas de vedação, os equipamentos de lubrificação e o nível do óleo.

Como vimos, a montagem do rolamento requer alguns procedimentos básicos para assegurar o bom funcionamento e a durabilidade das máquinas.

Você gostou desse artigo? Compartilhe!
Entre em contato com a Marcante!

Bento Gonçalves: (54)2102-4666
Caxias do Sul: (54)4009-4666
São Paulo: (11)2165-4666
Acesse nosso site: www.marcante.com
#marcanterolamentos

X

Converse com um de nossos atendentes através do whatsapp.


O que você está achando da nossa loja virtual?